Estarreja dá a conhecer as oportunidades de financiamento do MAR2030.

2024-05-29 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja dá a conhecer as oportunidades de financiamento do MAR2030.

Sessão de informação, esta quarta-feira, dia 29 de maio, às 18h, na Biblioteca Municipal.

O Município de Estarreja integra, neste quadro comunitário, pela primeira vez, o Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), sendo mais uma oportunidade de captação de financiamento para os agentes locais e para o território.

A sessão analisa o aviso de concurso MAR2030-2024-20, no âmbito do Programa Operacional Mar2030, com financiamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) e do Estado Português, para a receção de candidaturas para a implementação da estratégia de desenvolvimento local do GAC-RA.

O concurso tem uma dotação de 1.763.441,58€ e estará aberto até 31 de Julho.

As taxas de apoio público a fundo perdido variam entre os 50% e os 100%, destinando-se a financiar projetos submetidos por entidades privadas, entidades sem fins lucrativos e entidades públicas.

No site da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro pode ainda ser consultado o guião para a elaboração da Memória Descritiva das candidaturas e a Estratégia de Desenvolvimento Local do Grupo de Ação Costeira da Região da Aveiro para o período 2021-2027.

Durante o mês de maio e início de junho serão realizadas sessões de informação sobre o Aviso de Concurso e a Estratégia de Desenvolvimento Local, nos seis municípios da área de intervenção do GAC-RA: Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos.

O GAC-RA, criado em 2010, é uma parceria atualmente composta por 33 entidades do setor público, privado, associativo e social que representa os interesses do setor marítimo na Região de Aveiro.