Daniel Bessa elogia papel da Universidade no desenvolvimento da região de Aveiro.

2024-04-09 11:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O economista, investigador e antigo Ministro da Economia Daniel Bessa afirma que a Região de Aveiro, fruto da cooperação com uma das universidades de nova geração em Portugal, apresenta dos indicadores mais equilibrados e mais promissores no país.

Convidado para o encontro do Conselho Geral falou em entrevista ao site da UA, o docente diz que estudos produzidos na nível nacional confirmam, objetivamente, essa pujança.

Mas também avisos que o antigo Ministro gostaria de ver atendidos.

“Confesso que esperava encontrar, na pesquisa mais recente, uma demografia mais pujante – mas nem a Região de Aveiro escapa ao inverno, mais do que outono demográfico que atinge todo o País, em aspetos tão importantes como fecundidade, natalidade, juventude e envelhecimento da população, sobretudo o segundo, com consequente agravamento da dependência, sem retorno. A Região de Aveiro continua a ser uma das mais equilibradas mas, como em todo o País, o inverno está a chegar. Boa notícia, que vi confirmada, é o facto de apresentarmos a segunda mais baixa taxa de desemprego em todo o País, apenas vencidos, muito marginalmente, pela Região de Leiria”.