Associação Industrial analisa importância das temáticas aduaneiras e logística na cadeia comercial.

2024-05-15 09:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro - Câmara de Comércio e Indústria, em parceria com a Academia Avfast e a empresa associada Jomatir Logistics, realizou ontem, dia 14 de maio, um seminário subordinado ao tema das temáticas aduaneiras.

O evento contou com a presença de mais de 90 pessoas, entre gestores e colaboradores das empresas, contando com António Pinto Ribeiro, ex-diretor da Alfândega de Aveiro como principal orador.

No decurso da sua exposição, António Pinto Ribeiro destacou a importância do registo no sistema do Exportador Registado (REX), as regras de origem preferenciais e os Incoterms.

A importância da logística como “fator relevante” para o sucesso do processo de exportação, foi outro dos pontos abordados pelo orador do evento.

Esta iniciativa contou também com a presença do Presidente da AIDA CCI, que teve a oportunidade de transmitir aos presentes os “benefícios aduaneiros dos certificados de origem”, destacando que as empresas da Região de Aveiro “podem agora solicitar e levantar estes documentos na AIDA CCI”.

No final do evento foi proporcionado um momento de networking para partilha de contactos, fomentando assim oportunidades de negócio.

Com esta iniciativa, realizada no âmbito do Enterprise Europe Network (EEN), a organização pretendeu apoiar a internacionalização das empresas e fomentar as exportações, pela via da aproximação dos especialistas nas áreas de Comércio Internacional, Transportes e Logística em Portugal às empresas do distrito de Aveiro.