Territórios Públicos coloca a cultura e a educação em debate.

2021-10-06 16:05

Categoria: 

Concelho: 

O Territórios Públicos, Encontro Nacional de Serviços Educativos e Mediação, acontece amanhã e sexta-feira (7 e 8 de outubro), em Ílhavo.

Organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, o evento acontece em vários espaços culturais da cidade, que acolhem debates, conversas e oficinas, em dois dias de eventos direcionados aos profissionais da área da cultura e da educação, como mediadores, professores, estudantes, artistas e técnicos.

O encontro, que assinala a sua terceira edição pública, arranca com um debate alargado sobre cultura e educação, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, entre a escritora e política Isabel Pires de Lima e o jurista e professor Álvaro Laborinho de Lúcio, com a moderação de Luís Ferreira, diretor do projeto 23 Milhas. Durante a tarde, apresentam-se e discutem-se casos de “Boas práticas” com o projeto Artemrede, representado por Marta Martins e Edite Guimarães, e o do Museu da Cidade do Porto, de que estarão presentes Nuno Faria e Marta Bernardes.

Diversidade e inclusão, arquivo e memória, a construção de uma biblioteca interior ou a organização de uma exposição sob a perspetiva do curador são os temas das oficinas que acontecem na sexta-feira, em quatro espaços culturais ilhavenses: Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, Centro de Documentação de Ílhavo, Biblioteca Municipal de Ílhavo e Museu Marítimo de Ílhavo. Estas oficinas contam com a orientação e as experiências dos formadores Maria Vlachou (Acesso Cultura), Francisco Neves e João Lopes (A Oficina - Guimarães), Mafalda Milhões e Cláudia Camacho.