Projeto Música na Escola descobre a ópera “La Serva Padrona” na Gafanha da Nazaré.

2019-03-20 18:16

Categoria: 

Concelho: 

Nos dias 28, 29 e 30 de março a Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras, leva até à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o programa “Música na Escola”.

Este projeto de ação educativa tem como objetivo a "divulgação musical e a sensibilização do público infantil para a música erudita, dando relevo a uma participação ativa das crianças no processo de realização musical através da interação com a orquestra".

Na edição deste ano, a iniciativa desenvolve-se na descoberta da ópera “La Serva Padrona”, de G.B. Pergolesi, e propõe-se que os cerca de 1.100 alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos interajam com os cantores, maestro e orquestra, quer nas sessões pedagógicas a 28 e 29 de março, quer no Concerto em Família, a 30 de março, cantando pequenos fragmentos de ópera.

Os técnicos de música das atividades de enriquecimento curricular e os docentes da disciplina de Música do 2.º ciclo desenvolveram uma preparação musical prévia com os alunos para que estes participem ativamente nas sessões.

O Concerto em Família tem lugar no dia 30 de março, sábado, pelas 21.30 horas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e é dirigido a toda a comunidade, reunindo alunos e os seus familiares (pais, avós, tios e irmãos) e amigos que poderão participar no espetáculo (entrada gratuita, bilhetes disponíveis a partir do dia 26 de março, na Fábrica das ideias da Gafanha da Nazaré e na Casa da Cultura de Ílhavo).