Conferência sobre política cultural assinala arranque do Festival de Cinema de Avanca.

A cerimónia de abertura do “28º AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” está marcada para esta quarta-feira, dia 24 de julho, às 21h45, no Auditório Paroquial de Avanca.

É o dia da conferência sobre cinema e políticas culturais que decorre às 17h00 no Espaço Multimeios da Escola Egas Moniz.

Pedro Berhan da Costa, um dos mais influentes presidentes da história do ICAM, atual Instituto do Cinema e do Audiovisual, é o orador principal nesta sessão.

O Festival Internacional de Cinema inicia-se, depois, às 21h45, no Auditório Paroquial de Avanca, com a estreia do filme “ALUADO” de Cláudio Jordão. 

Este é um filme de animação com duas versões, a que será projetada no grande ecrã e uma outra disponível em 360º e preparada para ser visualizada em óculos VR.

O sábado é igualmente marcado pela exibição do novo filme de Joaquim Pavão “Cidade da Guitarra”, um longo documentário de cerca de duas horas e meia onde se procura descortinar as políticas culturais que transformaram o nosso país nas últimas décadas e compreender o impacto que estas tiveram e têm no exercício artístico, no tecido cultural e no acesso à fruição do público. 

No domingo de manhã será tempo de cinema acessível e para assistir ao que venha a ser produzido nos workshops do festival.

Será também o tempo de saber os premiados da edição 28 do Festival AVANCA.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja, Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.