Jazz: Finalistas de Concurso de ensembles apresentam-se na UA.

2021-09-09 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O concerto de Kitsungi, com o pianista Luís Figueiredo e o saxofonista João Mortágua, e a fase final do Concurso de ensembles encerram a programação do Campus Jazz, ciclo promovido pela Universidade de Aveiro (UA).

O concerto está agendado para sábado, dia 11 de setembro, às 21h30, no auditório da Reitoria da UA, e a fase final do Concurso decorre com atuações já esta quinta e amanhã, dia 10, com a divulgação dos premiados no sábado antes do concerto.

“À beira do fim desta primeira edição do Campus Jazz, surge a convicção de um balanço muito positivo”, afirma João Martins, docente da área de Música no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA e membro da equipa organizadora do Campus Jazz, que lembra as vicissitudes decorrentes da pandemia.

O programa arrancou a 30 de abril - Dia Internacional do Jazz – desdobrando-se em várias dimensões: divulgação e dinamização cultural, cinco concertos de reputados músicos nacionais e internacionais, masterclasses, apresentações de escolas oficiais de Jazz, uma exposição e um concurso internacional.

A exposição “Seven Steps to… CEJ” vai ser prolongada até dezembro, data em que decorrem as “Jazz Talks” – 2.º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.

Quanto ao Concurso Internacional de Jazz da UA destinou-se a ensembles de Jazz ainda sem trabalhos discográficos publicados, tendo as candidaturas encerrado a 10 de agosto.

O objetivo foi promover a criação no seio dos ensembles emergentes e estreitar a relação com eventos congéneres.

O júri reuniu académicos de escolas de Jazz nacionais mas também músicos com carreira reconhecida na área como Joana Espadinha, João Mortágua, Jorge Castro Ribeiro, Paula Sousa e Paulo Perfeito.

O resultado foi “muito positivo e surpreendente”, considera Jorge Castro Ribeiro, presidente do júri do Concurso.

Será entregue prémio ao melhor ensemble, que lhe dará o direito de integrar o programa da próxima edição do Campus Jazz e um incentivo de 1500€, havendo ainda distinções para a melhor composição original e o melhor arranjo original, com prémios de 500€ em cada caso.

Também professor do DeCA, Jorge Castro Ribeiro explica ainda que foram recebidas 11 candidaturas, “número superior ao que seria expectável para uma primeira edição, todas elas com qualidade artística suficiente para concorrer, embora tivesse sido necessário excluir duas através da avaliação do júri”.

Num primeiro momento foi feita uma avaliação a partir das gravações enviadas e agora os ensembles candidatos vão ser apreciados também pela sua atuação ao vivo, em quatro sessões.

Há duas marcadas para hoje e duas amanhã, às 17h30 e 21h30.

As quatro atuações decorrem no Auditório do CCCI (DeCA), com acesso gratuito mas mediante levantamento prévio de ingresso.

É possível seguir estas apresentações no youtube.