Ílhavo: 23 Milhas assume-se como “casa internacional do circo contemporâneo”.

2023-12-06 09:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas faz balanço ao Leme e assume-se como “casa internacional do circo contemporâneo”.

Mais de cinco mil pessoas passaram pelo LEME, festival de circo que decorreu de 30 de novembro a 3 de dezembro.

Esta edição contou com duas dezenas de apresentações, duas oficinas, uma conferência internacional (Circus Forum) e uma residência artística imersiva (Beta Circus), com destaque para a estreia absoluta de “Vagalume”, uma criação da companhia Coração nas Mãos, apoiada pelo festival, e ainda para a estreia nacional de “Rollercoaster”, de Wes Peden, estrela do malabarismo a nível mundial que esgotou duas vezes a Casa da Cultura de Ílhavo.

Numa edição que olhou para a forma como o circo contemporâneo transforma os espaços e como os espaços e o território transformam as artes performativas, o LEME regressou a sítios não convencionais como o Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação (que acolheu a estreia nacional de “Inertie” e o espetáculo “Yin 2.0”), o Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste recebeu duas sessões esgotadas de “EXIT”, da companhia belga Circumstances e o Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré, onde aconteceu a segunda sessão de “Spiderman is back in town”, da Tony Clifton Circus.

O LEME foi também às escolas do Município de Ílhavo, levando oficinas de técnicas de circo contemporâneo aos alunos nos dias 29 e 30 de novembro, e as escolas de circo portuguesas aderiram, em número significativo ao festival.

A vereadora da Cultura do Município de Ílhavo, Mariana Ramos, enalteceu o facto de esta edição “ter cativado pessoas de todas as idades, desde profissionais, estudantes, famílias, curiosos e outros artistas de circo contemporâneo, atraindo um público diverso local, nacional e internacional, resultando numa grande afluência que tornou o Município de Ílhavo numa casa inequívoca desta disciplina artística em Portugal”.

O LEME apresentou ainda quatro espetáculos, na categoria “Navegar”, envolvendo estudantes e novos criadores de circo em Portugal, selecionados a partir de um concurso público.

Edição de 2024 acontece de 5 a 8 de dezembro

Em 2024, o LEME acontecerá de 5 a 8 de dezembro e será inspirado pelas pessoas e a sua relação com a criação artística. “O LEME vai olhar para o espaço comum enquanto local de encontros, destacando as pessoas como elemento essencial da vivência do espaço público e as suas histórias como ferramenta de memória e de humanização do território”, avança Mariana Ramos.

Reforçando o posicionamento internacional do festival enquanto plataforma de disseminação de novas tendências para o circo contemporâneo, a 6ª edição do LEME acolherá a etapa final de dois projetos de cooperação europeia, cofinanciados pela União Europeia - “Beta Circus” e “Hand to Hand”.

No “Beta Circus”, projeto europeu de capacitação de artistas, a comunidade residente no centro de Ílhavo será desafiada a partilhar memórias com Melody Nolan, Omer van Soldt e WETUMTUM. No “Hand to Hand”, projeto exploratório para o circo europeu, vai desafiar as empresas do Cais dos Bacalhoeiros para o desenvolvimento de criações artísticas de circo em espaços não convencionais que reflitam a a ecologia social e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

O LEME é organizado pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, em parceria com a Bússola - organização de desenvolvimento de projetos artísticos.