Circo contemporâneo em Ílhavo por uma sociedade "transformadora".

2022-12-02 10:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O festival de circo contemporâneo inicia a programação cinco dias em Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Costa Nova e Gafanha da Encarnação.

Sabe-se que o LEME chama 75 profissionais de 20 países a Ílhavo para debater boas práticas de diversidade e inclusão para o circo contemporâneo.

Coorganizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, e pela Bússola, organização de desenvolvimento de projetos artísticos, o festival acolhe este ano a segunda edição do DIVE, um evento imersivo promovido pela Circostrada Network, em conjunto com a organização do LEME e a Acesso Cultura.

A experiência de três dias, que acontece pela primeira vez em Portugal, reúne inscrições de 75 profissionais de 20 países, que estarão reunidos entre os dias 30 de novembro e o dia 2 de dezembro na Casa da Cultura de Ílhavo e no Cais Criativo da Costa Nova para debater boas práticas de diversidade e inclusão para o circo contemporâneo a nível internacional.

Susana Menezes, diretora regional de cultura, destaca esse papel transformador da cultura, salientando a estratégia regional, em consulta, que prepara o terreno para o ciclo de fundos até 2030.

Presente na abertura do Leme, em Ílhavo, vincou a importância de uma construção coletiva (com áudio)

Todos os espetáculos são abertos ao público em geral.

Stéphane Segreto-Aguilar, coordenador da rede europeia Circostrada, deixou conselhos aos participantes para que procurem mostrar humildade e abertura perante os outros (com áudio).

A programação do LEME, que prossegue até dia 4 de dezembro em vários locais do Município de Ílhavo, está disponível no site e nas redes sociais do 23 Milhas.

Os bilhetes estão disponíveis online em ilhavo.bol.pt ou nas bilheteiras físicas do projeto, na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

João Campolargo deixou palavras de elogio ao poder transformador da cultura e assinalou a pertinência do tema deste ano (com áudio)