Biblioteca Municipal de Estarreja dá vida a uma Cabine (de Leitura).

2022-10-06 15:06

Categoria: 

Concelho: 

Doada por um munícipe, uma antiga cabine telefónica "ganha uma nova vida dando lugar aos livros".

A Biblioteca Municipal de Estarreja (BME) transformou-a numa “Cabine de Leitura” e leva a sua missão de promoção da leitura para fora de portas, fomentando o contacto com o livro e estimulando a curiosidade e o desejo de ler.

Sob o mote “Levar, Ler, Devolver”, esta minibiblioteca comunitária é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 7, às 15h30, no Parque Municipal do Antuã, um espaço de fruição e de lazer público e acessível a todos. Neste dia, todos são desafiados a trazer um livro e a levar outra boa leitura para casa.

Para Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, esta é mais “uma forma de promover o livro e a leitura, aproximando, ainda mais, a Biblioteca do seu público, sempre na senda da democratização da cultura. E tudo isto ganha ainda mais significado quando incentivado pela doação de um equipamento, por parte de um munícipe.”

Agostinho Pinto quando questionado por ter tido este gesto explicou que “como diz o ditado, livros fechados não fazem letrados.” Na sua opinião, é muito mais útil “a cabine estar num espaço público, do que estar “fechada” no jardim do museu dos telefones.” Com esta oferta à cidade, Agostinho Pinto pensa estar a incentivar a comunidade estarrejense a ler mais e a partilhar livros entre si.