Aveiro: INATEL celebra Dia Mundial da Poesia e 50 anos do 25 de Abril com o evento “Poesia em... Liberdade”.

2024-03-20 08:55

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação INATEL escolheu Aveiro para a celebração do Dia Mundial da Poesia e celebração dos 50 anos do 25 de Abril com a realização da 10ª edição do evento “Poesia em... Liberdade”.

Em dois dias, quarta e quinta, haverá sessões de poesia e um espetáculo que homenageia a poesia.

Escritores nacionais e internacionais são celebrados pela palavra.

Esta quarta, às 18h30, no edifício Atlas (Biblioteca Municipal), realiza-se a tertúlia "Expressões de Liberdade" com Amélia Muge, Cláudia Lucas Chéu e Diogo Varela Silva em conversa moderada por Anabela Mota RibeiroOportunidade para o lançamento do livro "Poesia em..." . 2014-2024

Trata-se de uma coleção dos Manifestos à Poesia escritos no âmbito deste Dia Mundial, sendo que em 2024 integrará autores Gonçalo M. Tavares, Maria Andersen, José Luís Peixoto, Joel Neto, João Pinto Coelho, Maria de Fátima Candeias, Fernando Paulouro, Afonso Cruz e Isabel Rio Novo.

Na quinta-feira, 21 de março, há espetáculo no Estaleiro Teatral (na foto), às 21h30, com participações de Cláudia Stattmiller, Cristina Bacelar, Daniel Martinho, Ela Vaz, Jó Bernardo, José Fidalgo, Joana Brandão, Lara Pereira, Luísa Pinto, Manuel Mendonça e Rui Oliveira sob a direção artística de Rui Sérgio.

"Poesia em Liberdade" celebra a Poesia e os 50 anos de Abril na sala com capacidade para 200 pessoas.

A Fundação INATEL explica que este é um ano em que não homenageia um poeta mas a “Liberdade” e o património literário português.

E no encontro com a capital da cultura celebra na terra de José Afonso.

“Comemorar a Poesia e a Liberdade em 2024 em Aveiro, na terra de José Afonso, é também uma forma de dizer, que o Zeca está, obrigatoriamente, presente, sempre que se fala de liberdade”.