Aveiro 2024: Capital da Cultura apresenta programação de Abril.

2024-04-03 15:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Capital Portuguesa da Cultura mantém em cena exposições que prometem continuar disponíveis ao público nas próximas semanas e anuncia o programa de Abril marcado pelos 50 anos da revolução.

No teatro destaque para “eRrAdO”, no dia 20 de Abril, às 16h00, na Sala Principal, Teatro Aveirense.

“eRrAdO” é um elogio ao erro, à tentativa, ao espaço para experimentar sem ter de acertar ou ter respostas concretas.

Todas as sessões são descontraídas, que é como quem diz, pode-se falar, mexer e até sair da sala se se sentir desconfortável. Um espetáculo com Língua Gestual Portuguesa.

Entre as várias propostas destaque para a exposição sobre Mário Sacramento na Praça da República e Atlas Aveiro até 13 de Abril.

O evento “Liberdade, Amor e Poesia” agendado para dia 28 de Abril às 15h no Museu da Cidade e as propostas descentralizadas de “Cultura perto de si”, nas freguesias de Aveiro, prometem assinalar os 50 anos do 25 de Abril.

No dia 7 abril, às 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha, Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinicius de Morais, Natália Correia ou José Afonso.

Jazz Steps (Anderson Bacha, Júlio Carneiro e Samuel Peruzzolo) a 14 de abril no Salão Paroquial de S. Jacinto; “Aveiro, Sal do Mundo” com o Grupo Folclórico de Esgueira, Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, Grupo Cénico de Aveiro “Cantares da Ria” no dia 20 de Abril, às 21h30, em Esgueira; os Corais de Aveiro (Coral Polifónico de Aveiro e Coral São Pedro de Aradas) no dia 21 de abril às 17h00 no Centro Social e Cultural de Horta; “Contos na Eira” com o Coletivo de Contadores de Tradição Oral, no dia 28 de Abril, às 17h, no Centro Comunitário de Aradas e “Oxalá: lendas de mouras encantadas” com Virgínia Millefiori e Hélder David Duarte, a 30 de Abril, às 21h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana são alguns desses momentos agendados.

Os Moonspell atuam a 14 de abril na Sala Principal do Teatro Aveirense e o evento “Pensamento Comunidades | Comuns Identidades” reúne figuras da artes a 18 de Abril às 10h no TA.

A participação coletiva na cultura e a estratégia de Aveiro 2024 neste campo são o mote para uma conferência dedicada à reflexão sobre o papel da cultura na formação de comunidades e na inclusão social.

Armando Punzo (encenador, ator – Vencedor do Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023), João Garcia Miguel (Diretor Artístico) e Teresa Grancho (Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro) são os oradores do evento.

Abril assinala a abertura da exposição “O Exercício da Liberdade: Obras da Coleção de Serralves” que estará patente entre 24 de Abril e 23 de Junho no Museu de Aveiro / Santa Joana.

No ano em que se comemora o 50º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974, Aveiro 2024 apresenta uma exposição inédita em torno da liberdade enquanto força motriz da prática artística, reunindo obras da Coleção de Serralves e da Coleção do Município de Aveiro, com peças nas mais variadas práticas e disciplinas, incluindo pintura, escultura, vídeo e instalação, de artistas portugueses e internacionais, desde as vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.

Na praça Melo Freitas, apresentação do “Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras)” de Patrícia Portela.

Apresentações de 24 a 27 de abril das 20h às 23h.

Uma produção Prado em Co Produção Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aveirense e Rota Clandestina.

No dia 26 de Abril há “encontros de Aveiro: à conversa com Francisco Moita Flores”.

O escritor vai estar no edifício Atlas Aveiro.

Francisco Moita Flores tem uma extensa obra de ficção e ensaio, sendo autor de diversas séries de televisão, tais como a “Ferreirinha”, “Alves dos Reis”, “O processo dos Távora”.

Entre os seus romances mais conhecidos contam-se títulos como “A fúria das Vinhas” “Segredos de amor e sangue” ou “O mistério do caso de Campolide”.

A sua obra recebeu vários prémios, quer a nível nacional quer internacional.