Águeda “Faz a MALA!” em iniciativa voltada para os livros.

2020-10-29 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda promove uma reflexão colectiva no âmbito da preparação da Manifestação Literária de Águeda (MALA).

“Faz a MALA!”, que vai decorrer entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) é o evento preparatório da 1.ª edição da MALA – Manifestação Literária de Águeda.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Águeda e com um enfoque na necessidade de criação de novos estímulos para o desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura, foi reagendada para junho de 2021 e pretende ser um marco no panorama cultural da região.

O “Faz a MALA” prepara este evento de 2021 e é composto por momentos de afirmação e discussão do livro, com vista à criação de novos formatos de promoção da leitura e do livro.

É um evento focado na literatura, mas aberto a outras disciplinas, numa reflexão coletiva entre autores, ilustradores, agentes literários e comunidade.

“A MALA pretende ser um evento de promoção do livro e da leitura, com relevância para toda a comunidade”, afirmou Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda, acrescentando que “é com o objetivo de criar novos formatos na área da cultura que a Câmara de Águeda promove este evento, procurando refletir sobre o tema com agentes nacionais, que dinamizam eventos ou projetos à volta da promoção do livro e da leitura”.

O programa deste evento preparatório é composto por conversas com personalidades de relevância do setor, exposições e oficinas de ilustração, atividades com a comunidade, criações de artistas locais e uma entrevista a Manuel Alegre (patrono da BMMA).

O “Faz a MALA!” arranca esta sexta, às 17h30, com a inauguração da exposição “A Guerra”, de André Letria, que estará patente na sala polivalente da BMMA até ao dia 30 de dezembro.

O ilustrador de renome internacional promoverá, nesse mesmo dia, às 21h30, uma oficina de ilustração, para jovens e adultos, e no dia seguinte (dia 31), entre as 10 e as 12 horas, uma outra oficina de ilustração para famílias.

Ainda no sábado, dia 31, entre as 15 e as 17 horas, a BMMA receberá a ação “Quando aprendi a ler”, que contará com a participação da APCSA – Universidade Sénior (Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade de Águeda) e que será desenvolvida online e de acesso restrito aos inscritos. À noite, a partir das 21h30, o salão da União de Freguesias de Águeda e Borralha acolherá o “Histórias nas Freguesias”.

Nos dias 2, 3 e 5 de novembro, decorrerá um programa de webinars para reflexão sobre o futuro do livro, dos eventos culturais à volta da leitura, das feiras e de todo o tipo de manifestações literárias.

O evento online será transmitido em direto na página da BMMA no Facebook.

Para segunda-feira, dia 2 de novembro, às 18 horas, está agendada uma conversa sobre “Projetos históricos e de grandes formatos”, que contará com a presença de Paula Maria Ganhão (Fólio, Óbidos), João Paulo Proença (Projeto Europeu READ ON, Almada), Manuela Ribeiro (Correntes d’Escritas, Póvoa do Varzim) e Nuno Faria (Feira do Livro do Porto).

A conversa seguinte, marcada para o dia 3 de novembro, à mesma hora, discutirá os “Projetos com objetivos territoriais e/ou artísticos”, que contará com as presenças de João Seixas (Ler Devagar), Alberto Santos (Escritaria) e Sebastião Faro (Stolen Books).

“Constatações, visões e utopias de quem trabalha na promoção do livro e da leitura” é o tema da conversa que se segue (dia 5, às 18h30), entre Teresa Calçada (LER+ PNL2027), Cristina Taquelim (Mediadora de Leitura) e Rui Breda (Dom Quixote).

Rodolfo Castro é o convidado de “Histórias Giratórias”, que está marcada para dia 4, às 10 horas, uma ação destinada aos Jardins de Infância e Escolas Básicas e que será transmitida online e em direto através da página da BMMA no Facebook.

Também online está marcado, para dia 6, uma conversa com JL Pio Abreu, que terá como tema “A leitura como suporte à reflexão íntima” e é destinado ao público escolar do 11.º e 12.º anos.

No dia 6 de novembro (sexta-feira), às 18 horas, será inaugurada a exposição “Expor a MALA”, de Ivo Hoogveld e David Gama, que estará patente até dia 28.

Ivo Hoogveld ministrará uma oficina de ilustração para famílias, no sábado (dia 7), entre as 10 e as 11 horas, na sala polivalente; enquanto David Gama propõe uma oficina entre as 11 e as 12 horas, na sala fórum, para jovens.

Ainda no sábado, às 11h15, decorrerá o espetáculo “Mundinêta… etapa #3: África”, de Ni Fernandes e, mais tarde, a partir das 14 horas, haverá um passeio poético, com os artistas Catarina Viegas e Luís Formiga, com partida do pátio da BMMA.

Para as 15 horas, está agendada uma conversa online, com os autores locais, sobre as suas ambições e expetativas em relação à MALA.

O programa terminará às 18 horas, com uma entrevista com Manuel Alegre, numa parceria com a Rede de Bibliotecas de Águeda e que será transmitida online na página da BMMA no Facebook.