O Governo aprovou a criação da Zona Livre Tecnológica de Aveiro que agrupa dois Municípios.
Aveiro e Ílhavo integram esta área que impulsiona a inovação e a experimentação tecnológica
Trata-se de um consórcio liderado pela Universidade de Aveiro que além dos dois Municípios inclui ainda Instituto de Telecomunicações, Parque de Ciência e Inovação, TICE.PT e a Administração do Porto de Aveiro.
Aposta que reforça o posicionamento da região como um dos principais polos de inovação tecnológica em Portugal e na Europa e que coloca o território como “laboratório vivo para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias em ambiente real”.
Trata-se de um ecossistema privilegiado para experimentação e teste de tecnologias emergentes nas áreas das comunicações, mobilidade, transportes, cidades inteligentes, espaço e ambiente.
A ZLT Aveiro permitirá testar, em condições reais, tecnologias inovadoras como redes 5G e IoT, veículos autónomos, inteligência artificial, cibersegurança e novas soluções de conectividade.
Com uma abrangência terrestre, estuarina e marítima, a infraestrutura oferece condições ao desenvolvimento de soluções tecnológicas disruptivas, promovendo a ligação entre investigação, indústria e administração pública.
A Câmara de Aveiro diz que para o quadro ficar completo é necessário efetivar a criação do Aeródromo Municipal no Regimento de Infantaria nº10 (RI10), em São Jacinto, e integrar a estrutura na zona livre tecnológica.