Cinco dos 10 detidos da operação “Backbone” ficam em prisão preventiva.

Os 10 detidos da operação “Backbone” já conhecem as medidas de coação.

Ouvidos em primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, a cinco foi imposta a prisão preventiva, três ficam obrigados a apresentações bissemanais em posto de polícia e dois ficam com Termo de Identidade e Residência.

A operação desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Santa Maria da Feira, no dia 20 de outubro, terminou com 10 detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, pela prática dos crimes de furto e tráfico de estupefacientes, no distrito de Aveiro.

A investigação, que decorria há cerca de 15 meses, visava uma rede organizada dedicada a crimes contra o património, nomeadamente furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viseu, e ao tráfico de estupefacientes.

No âmbito da operação, os militares da Guarda cumpriram oito mandados de detenção, 15 mandados de busca domiciliária, um em garagem, um em estabelecimento comercial e sete em veículos. Durante a ação, foram ainda detidos dois suspeitos em flagrante delito.

A investigação permitiu apurar que, além do principal suspeito inicialmente visado — que se dedicava ao furto de produtos tecnológicos, ferramentas e vestuário/acessórios em superfícies comerciais — existia um grupo de nove cúmplices que atuava de forma organizada e estruturada, também envolvido no tráfico de estupefacientes com ligações ao distrito do Porto.