Voluntárias do Núcleo Regional do Centro estão a costurar, em casa, equipamento de proteção individual para entregar aos profissionais de saúde da Região Centro.
O resultado é, em poucos dias, a confeção de cerca de mil e duzentos artigos.
Em poucos dias nasceram centenas de exemplares de equipamento de proteção individual. Mais de 600 metros de tecido deram origem a cerca de 1200 peças, desde máscaras, a cogulas, botas e cobre botas.
A iniciativa conta com a colaboração exclusiva de voluntárias do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), nomeadamente monitoras no Centro de Voluntariado Ocupacional do Núcleo, que estão a fabricar artesanalmente, em suas casas, este material para posterior doação a unidades hospitalares, centros de saúde e estruturas de apoio a idosos, que se debatem com a sua falta no dia a dia.
Com esta iniciativa, “ao proteger os profissionais de saúde estamos a proteger, uma vez mais, os doentes oncológicos e seus familiares”, reforça Vítor Rodrigues, Presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC.
Vários conjuntos de peças, produzidos pela LPCC.NRC, já têm estado a chegar há algum tempo às mãos dos profissionais de saúde, nomeadamente ao IPO de Coimbra; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro de Saúde de Ovar; ACES do Baixo Vouga e ACES Dão Lafões.