Os promotores do projeto Vivó Bairro fazem balanço positivo à ação que decorreu a 4 e 5 de Junho mas assumem que o desafio exige dedicação mais exclusiva e mais financiamento.
O “Vivó Bairro” é um projeto colaborativo promovido pela CORDA, associação de comerciantes da Rua Direita e Adjacentes, e pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro que visa contribuir para a revitalização da zona antiga da cidade de Aveiro.
Durante dois dias desenvolveu um programa que assentou no encontro da comunidade e na animação do espaço público.
Reunidos ontem numa jornada de convívio e balanço, os promotores salientaram o impacto positivo da iniciativa que funcionou como laboratório de ideias em que foi possível “equilibrar” os desejos de cada comerciante com a disponibilidade e as “artes” disponíveis na cidade. Marina Vieira, da equipa dinamizadora, diz que agora é preciso garantir o desenvolvimento sustentável das ideias (com áudio).
Aos sonhos e desejos dos moradores, comerciantes e visitantes juntou-se a oferta cultural da cidade em mais de sessenta eventos na festa comunitária. Os proponentes admitem que está criada uma dinâmica positiva.
“Acho que temos aqui a confirmação do sucesso. Houve muitas pessoas que ficaram encantadas, transportadas para outro local e outra cidade onde existe um mundo de comunidade e de cultura. Aqui, com os parcerias, temos essa confirmação. É iniciativa para continuar como evento e como projeto para esta zona do Bairro Histórico”.