Vencedores da meia maratona de Ílhavo garantem participação na edição deste ano.

O maratonista olímpico brasileiro Paulo de Paula e Carla Martinho são aguardados domingo naquela que será a terceira edição da Meia Maratona de Ílhavo, numa organização da Câmara Municipal e do Atletas.net.

No ano passado o atleta brasileiro cumpriu os 21097 metros do percurso em 1:05:02 horas, marca que é o recorde da prova.

“Adorei ter corrido em Ílhavo e resolvi voltar porque fui muito acarinhado. E claro, o percurso é fantástico”, confessou o atleta brasileiro, 15º classificado na maratona dos últimos Jogos Olímpicos.

Já Carla Martinha procura a sua terceira vitória consecutiva na meia maratona ilhavense, depois de também no ano passado ter batido o recorde do percurso com o tempo de 1:16:05 horas, menos três segundos que no ano de estreia.

As previsões atmosféricas para domingo apontam no sentido de uma descida da temperatura, com vento fraco, o que pode ajudar à tentativa de recorde do mundo de um atleta especial que corre literalmente em casa.

Paulinho vai tentar baixar das 2:09:01 horas, o que a acontecer será novo recorde do mundo de meia maratona para pessoas portadoras de Síndrome de Down, naquele que promete ser um dos momentos emotivos do evento, que terá partida e chegada frente ao edifício da Câmara Municipal de Ílhavo, com passagens pelas Gafanhas da Nazaré, Encarnação, Aquém e Vista Alegre.

O trânsito estará condicionado na manhã de domingo nas artérias por onde a prova passa e a organização já disponibilizou no portal Atletas.net as alternativas e as horas de corte do trânsito automóvel, numa operação que envolve mais de 200 voluntários só no percurso, para além das forças policiais que farão o controlo do dispositivo de segurança.

Outras previsões, os da participação, apontam para números recorde entre os 1800 a 2000 participantes, distribuídos pelas provas de meia maratona, mini e caminhada e ainda a Corrida da Pequenada.