A Universidade de Aveiro criou dez Áreas de Cooperação com a sociedade a pensar na fase da retoma e no pós covid e nas candidaturas a fundos europeus.
Estas estruturas visam reforçar os laços ao exterior, disponibilizando o conhecimento e tecnologia desenvolvidos para responder a desafios e problemas das empresas, autarquias e outras entidades.
Numa altura de incerteza associada à pandemia Covid-19 que tenderá a ter efeitos persistentes sobre a atividade económica e em que se anunciam novos instrumentos financeiros no período 2020-2030, apostar na inovação e na criação de produtos diferenciados e de valor poderá ditar a consolidação de setores chave da economia e a afirmação de setores emergentes.
As AC da UA visam reforçar a ligação desta ao exterior, disponibilizando o conhecimento e tecnologia desenvolvidos para responder a desafios e problemas das empresas, autarquias e outras entidades externas.
Pretende-se aumentar as interações com a sociedade, recorrendo a diferentes modelos, englobando as colaborações informais até aos projetos conjuntos de investigação aplicada.
Foi criado um grupo de trabalho com representantes de cada uma das áreas de conhecimento.
A cooperação com a sociedade e o contributo da UA para a recuperação económica são ainda tema de um debate online, esta quarta, 7 de abril, com a presença do administrador da Agência Nacional de Inovação (ANI).