A UNAVE vai promover uma formação intensiva sobre sondagens e estudos de opinião política. Nos dias 11 e 14 de Setembro, a menos de um mês de eleições, surge a oportunidade para perceber melhor os meandros dos estudos. Ministrada por dois especialistas, José Albergaria e Sérgio Barreto, professores do ISCA-UA, a formação procura transmitir aos formandos “alguns conhecimentos” e “competências mínimas” de maneira a que passem a ter uma visão “mais informada e esclarecida” sobre o papel e a importância das sondagens no contexto do marketing político e eleitoral, a fundamentação teórica destes estudos, a sua implementação, as metodologias utilizadas e alguns requisitos de aplicação a problemas relacionados com a análise e interpretação dos resultados.
A formação prevê oito horas, em horário pós-laboral (18h00 - 22h00), repartidas por dois dias (11 e 14 de setembro), para falar sobre “O papel das sondagens na comunicação política de Marketing”; “Sondagem, instrumento de pesquisa e ferramenta de apoio à decisão”; “Estudos de opinião política e sondagens eleitorais”; “O Estado de Arte das sondagens políticas e eleitorais em Portugal”; “As diferentes abordagens na recolha de dados e os seus problemas”; “Trabalhos de campo, tratamento dos dados e qualidade da informação”; “A ficha técnica, a análise dos resultados e as polémicas de interpretação” e “Manual rápido para avaliação da qualidade de uma sondagem eleitoral”.