ULS da região de Aveiro promove rastreio ao Olfato e Paladar dos portugueses.

O Serviço de Otorrinolaringologia da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) desenvolveu um projeto para Avaliar o Olfato e Paladar dos portugueses, através do rastreio a uma amostra da população portuguesa.

Esse projeto mobiliza, ainda, o Hospital Beatriz Ângelo (Unidade Local de Saúde de Loures- Odivelas) e o Hospital do Divino Espírito Santo, de São Miguel (Açores).

As três entidades participam na investigação.

Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS Região de Aveiro esclarece que que “a perturbação do olfato e do paladar, apesar de subvalorizada, tem um grande impacto na qualidade de vida e que, por isso, o Serviço resolveu avançar para este estudo, que será o primeiro a ser realizado em Portugal”.

Os rastreios (testagem) à população vão, na ULS Região de Aveiro, ter início já esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro.

“Não é um dia escolhido ao acaso, na verdade, a 27 de fevereiro evoca-se a Anósmia, que é patologia associada à ausência de olfato. Achamos, portanto, que seria um bom dia para arrancar”, afirma a Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia.

Toda a população, independentemente da idade e sexo, está convidada a participar, bastando para tal aparecer nas instalações do Serviço de Otorrinolaringologia, sitas no Hospital de Aveiro, entre as 09h00 e as 13h00, esta quinta-feira (27 de fevereiro).

Quem preferir, pode, por antecipação, enviar um email para comunicacao@ulsra.min-saude.pt.

O rastreio demora cerca de 15 minutos, não é invasivo, é indolor e não apresenta efeitos secundários.

Luísa Azevedo pede a colaboração de todos, “acreditando que este estudo pode resultar em conhecimento em prol da promoção da saúde e da prevenção da doença”.