A Universidade de Aveiro prepara-se para receber o Encontro Nacional de Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Públicas.
É sob o tema "Autonomia do Ensino Superior" que no próximo dia 30 de novembro se reúnem, na Universidade de Aveiro (UA), os Presidentes e Vice-presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas.
A iniciativa, que contará com a intervenção de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, integra da parte da tarde, uma sessão aberta à comunidade, com transmissão através do canal de YouTube.
O IV Encontro Nacional de Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Públicas decorre na UA, em sessão reservada durante a manhã, e presidida pelo Presidente do Conselho Geral da UA, António Oliveira.
Nesta sessão, os Presidentes, Vice-presidentes ou seus representantes nos Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas vão discutir e refletir sobre assuntos tão diversos como a composição e competências do Conselho Geral; a sua competência estratégica e a sua representatividade, quer interna, quer pela via da cooptação de membros externos.
Outro dos temas em cima da mesa será o papel daquele órgão no processo eletivo do Reitor.
Estes temas assumem particular importância numa altura em que o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior se encontra em avaliação.
A sessão pública, com início às 14h30, sob o tema "Autonomia do Ensino Superior", terá transmissão através do canal da Universidade de Aveiro no Youtube e inicia-se com a apresentação temática alusiva à emergência de “novos modos de regulação” das instituições de ensino superior, pela voz de Dora Fonseca, docente na UA.
O programa conta ainda com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA e de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior.
A moderação vai estar a cargo de Pedro Guedes de Oliveira, membro do Conselho Geral da UA.
Recorde-se que este Encontro na UA sucede a outros três já realizados ao longo deste ano nas Universidades de Évora (maio), do Minho (julho) e de Trás-os-Montes e Alto Douro.