A Universidade de Aveiro confirma a sua posição como uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo e, agora, a segunda melhor entre as universidades portuguesas. Esta conclusão surge com base em dados do ranking da Times Higher Education (THE), uma das referências mundiais na avaliação do ensino superior.
Na lista de 2016 divulgada esta quinta e elaborada com base em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, o número de citações em revistas científicas, a projeção internacional e a ligação à indústria, a UA surge em 456º lugar entre as universidades mais importantes.
Se no ano passado a UA foi considerada pelo ranking da THE a 4ª melhor universidade do país, a subida nos indicadores referentes à qualidade de ensino, ao número de citações alcançadas em revistas científicas, à notoriedade internacional e às pontes efetuadas com o mundo empresarial ajudaram a conquistar o 2º lugar nacional e, com isso, cimentar a presença de Aveiro no ranking.
“Os rankings devem ser interpretados no seu verdadeiro alcance. No entanto, este resultado vem confirmar outros resultados recentes e reflete as estratégias que têm sido adotadas na instituição, nomeadamente na investigação e na atração de alunos estrangeiros”, aponta Manuel António Assunção, Reitor da UA. Para além da UA, sublinha o responsável, "regozijamo-nos também que Portugal tenha passado a contar com oito universidades no ranking da THE".
No ranking que fez a avaliação de quase mil instituições de ensino superior de oito dezenas de países, surgem também as universidades de Lisboa, Coimbra, Porto, Nova de Lisboa, Minho, Beira Interior e o ISCTE. A lista global é liderada pela Universidade de Oxford.