Aveiro recebeu uma escola de verão com alunos de países europeus para estimular a aprendizagem criativa.
Este projeto, no âmbito do projeto Erasmus+ denominado CL4BIO - Creative Learning for boosting bio-economy within HEIs’ curricula, decorreu em Aveiro entre os dias 6 e 8 deste mês de setembro.
Parceria da Universidade de Aveiro com instituições europeias e que contou com a colaboração da Secção Náutica (Remo) do Clube dos Galitos de Aveiro.
Participaram 30 estudantes provenientes de Portugal, Polónia e Itália.
O projeto CL4BIO tem por objetivo preparar os estudantes para os desafios atuais da sociedade, sabendo que, para os resolver, “são necessários profissionais que consigam pensar de forma ágil e trabalhar em equipa”.
A criatividade é considerada como tendo “papel fundamental” uma vez que “permite gerar novas ideias, soluções inovadoras e originais”.
Na Escola de Verão participaram estudantes de várias das universidades parceiras do projeto.
Esta iniciativa foi liderada por Pamela Burnard, professora da Cambridge University, considerada uma referência na área da aprendizagem e ensino criativo, cultura de aprendizagem e avaliação da criatividade, e Antonia Symeonidou, professora da Cambridge Innovation Hub, funcionando a Universidade de Cambridge como um consultor externo no Projeto CL4BIO.
A equipa da UA no projeto CL4BIO envolve quatro professores de investigadores de várias unidades orgânicas.
No primeiro dia, as atividades, essencialmente de conhecimento e interação entre os estudantes, foram desenvolvidas na sala SALT - Space for Active Learning and Teaching – no Departamento de Educação e Psicologia da UA, um espaço que visa apoiar a adoção de metodologias de ensino e aprendizagem ativas.
No segundo dia, os estudantes desenvolveram os seus trabalhos em conjunto com a Secção Náutica (Remo) do Clube dos Galitos de Aveiro, permitindo igualmente a ligação com a cidade e com entidades da região, já que em Cambridge se acredita que nada é melhor para ensinar do que trabalhar em equipa, sendo um excelente exemplo a prática do Remo.
“Posso caracterizar a escola de verão CL4BIO com duas palavras: diferente e criativa. Deu asas ao pensamento, ao conhecimento e a novas amizades. Gostava que se repetisse!” referiu Gustavo Mortágua, estudante da UA.
“Posso descrever a nossa viagem como uma experiência única durante a qual utilizámos as competências adquiridas nos cursos de bioeconomia e aprendizagem criativa, desenvolvendo as nossas soft skills e trabalhando em equipas multinacionais. Fiquei particularmente impressionado com a hospitalidade e beleza de Portugal. Obrigado a todos os envolvidos pela organização deste evento!” resumiu Mishchenko Iryna, University of Foggia, Itália.
O último dia do projeto foi dedicado aos investigadores associados ao CL4BIO, bem como à comunidade docente, tendo o miniauditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) acolhido o Workshop “Sharing good practices in the field of creative learning and Bio-Economy”, que contou com um painel de oradores diversificado e onde foi possível assistir e refletir sobre exemplos de Inovação pedagógica.