Turismo do Centro prepara aposta na divulgação gastronómica.

O Centro de Portugal conclui a participação na Feira Internacional de Turismo, em Madrid, com a apresentação de "Sabores ao Centro!".

Esta iniciativa promove a riqueza e diversidade gastronómica e a oferta de enoturismo do território.
A apresentação integrou vários momentos distintos.

No primeiro, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, deu a conhecer aos muitos visitantes do stand as principais valências turísticas da região, com foco principal na gastronomia e vinhos.

“O Centro de Portugal é a maior região de turismo do país, com oito sub-regiões ricas em património, natureza e produtos locais. Temos parques naturais, geoparques, passadiços, lugares património da humanidade, cultura, história e gastronomia”, começou por dizer Anabela Freitas.

“A ligação entre o turismo e a gastronomia é particularmente importante, porque valoriza os nossos produtores e os produtos únicos que temos no território. O Centro de Portugal proporciona propostas gastronómicas de grande diversidade. Se visitarem cada uma das oito sub-regiões, descobrem maneiras diferentes de confecionar o mesmo prato. Os visitantes podem passar oito fins de semana, ou oito semanas, e descobrir sempre novos pratos e produtos, queijos e doçaria diversa e vinhos notáveis”, acrescentou.

Anabela Freitas apresentou, de seguida, as linhas de atuação do programa “Sabores ao Centro!”, que tem como grande objetivo “promover a região Centro de Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável”.

“A gastronomia só se faz com produtos locais. Este programa visa valorizar a gastronomia da região e todos os produtores locais. Quando os valorizamos, estamos a incrementar a economia local”, sublinhou.

Com essa finalidade, o programa prevê a criação de uma plataforma inovadora, que destaca a cultura gastronómica da região, complementada com a sua paisagem, património e talento criativo.

A iniciativa envolve agentes públicos e privados, destacando a importância da cooperação a nível sub-regional e supramunicipal, e foca-se em potenciar os recursos e promover as diversas ofertas de todo o território regional.

O projeto prevê quatro medidas-chave: os Prémios "Sabores ao Centro!", uma Agenda de Eventos, Rotas Gastronómicas e uma forte campanha de marketing.