Foi feita ontem a apresentação pública da operação de concessão dos transportes rodoviário e fluvial, bem como do projecto do novo Centro Coordenador de Transportes de Aveiro, "depois de dois anos de preparação" para a conclusão de todo o processo. Aveiro será um projecto "montra" em Portugal, "com os melhores transportes públicos, numa aposta nas novas tecnologias", foi referenciado na Conferência. Pierre Jaffard, Administrador Delegado em Portugal da Transdev, fala num "projecto inovador", tecnologicamente avançado "em beneficio dos utilizadores de transportes públicos em Aveiro". "Queremos lançar as bases para um futuro inclusivo com uma aposta muito forte nas novas tecnologias", disse. O edifício do Centro Coordenador de Transportes de Aveiro será "mais funcional, maior e agregador de vários sistemas de transporte inovadores", vincou. (com áudio)
A nova frota estará ativa, a funcionar, a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2017, com 24 viaturas que circularão em 13 linhas, num total de 219 'viagens' diárias, um Ferry e duas lanchas. quer vão fazer 26 circulações por dia.
A venda dos bilhetes é feita em todas as Freguesias aveirenses. O sistema de venda será tecnologicamente "muito evoluído".
Ribau Esteves, Presidente da Câmara recordou a situação "endividada e falida" da Moveaveiro. Disse que a mudança é "para melhor".
Jorge Ratola, Vice da Câmara de Aveiro e Vereador para a Mobilidade, realçou o trabalho realizado "que garante mais qualidade no serviço e sustentabilidade financeira".
Os transportes rodoviários e fluviais, em Aveiro, "renovados", começam a operar a 1 de Janeiro do próximo ano.
Todo o projecto foi considerado como “muito bom e inovador”. Aveiro será "uma vitrine" em Portugal, "com os melhores transportes públicos, numa forte aposta nas novas tecnologias”.
(em atualização)