O Município da Murtosa recebe o III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa que reunirá mais de 400 participantes. Este evento decorre a partir de hoje e até sábado (11 de julho) na Torreira. Os participantes representam o espaço lusófono e a Galiza. O congresso é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em parceria com a Câmara da Murtosa e com a Fábrica da Ciência Viva da Universidade de Aveiro e terá como temática a “Educação Ambiental: travessias e encontros para os bens comuns".
Este encontro pretende ser uma plataforma de aprofundamento de redes e comunidades, no espaço lusófono e Galiza, que atuam no campo da Educação Ambiental. Promove o encontro das comunidades académicas e científica, representantes de organizações não governamentais, governos, autarquias, embaixadas, estudantes e representantes da sociedade civil.
Os trabalhos do congresso decorrerão na EBI da Torreira e ao longo da semana haverá visitas e iniciativas temáticas em toda a área do Concelho da Murtosa. A Torreira vai receber também espetáculos musicais com o “Lusofonias na Ria”, atividade que congrega um conjunto de concertos de bandas e músicos vindos de vários países do espaço lusófono, como Brasil, Guiné, Moçambique, Portugal, e ainda da Galiza.
A autarquia vê a escolha da Torreira como o reconhecimento da aposta feitas nos últimos anos pelo Município em políticas assentes em valores ambientais. “A escolha da Murtosa, por parte da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, para o acolhimento de um acontecimento desta natureza, é revelador do reconhecimento da importância ambiental do nosso território e do trabalho, aqui desenvolvido, de potenciação e preservação dos recursos naturais”.
A cerimónia de abertura está marcada para as 9h30 desta quarta no pavilhão da EBI da Torreira.