A Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal já tem dois novos membros.
Radiolândia (Museu do Rádio), gerido pelo Município de Oliveira do Bairro, e Porcel (Indústria Portuguesa de Porcelanas), uma das mais prestigiadas fábricas nacionais de porcelana, também localizada em Oliveira do Bairro, já formalizaram a adesão.
Na Declaração de Compromisso, os parceiros aderentes comprometem-se, entre várias medidas, a envolverem-se em iniciativas relacionadas com o turismo industrial.
Com a adesão do Radiolândia e da Porcel, a Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal passa a contar com 62 recursos visitáveis.
Em 2023, as entidades que integram a rede na região Centro receberam um total de 438.499 visitantes, o que representou 20% do total nacional.
A Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a liderança do Turismo de Portugal.
Integram também o grupo dinamizador da rede as 5 Entidades Regionais de Turismo, a Direção Regional de Turismo dos Açores, 6 municípios (São João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, Vila do Conde e Marinha Grande), duas associações (Associação Portuguesa de Património Industrial e Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal) e dois parceiros privados (Fábrica Vista Alegre e New Hand Lab).
Na região Centro, a coordenação é da responsabilidade da Turismo Centro de Portugal.
Ana Luísa Roque, presidente da Porcel, salientou “o gosto em passar a integrar esta rede, que é também um motivo de grande orgulho para todos nós. A Porcel tem como missão partilhar um processo produtivo que alia a tradição manual à inovação tecnológica. Muitas vezes, os consumidores não têm noção de todo o trabalho que está por detrás de cada peça, desde a escolha da matéria-prima até à sua modelação e adaptação. Com esta adesão, abrimos as portas para que os visitantes possam compreender de perto esta realidade. Aderir a este projeto é, por isso, uma honra e uma responsabilidade”.
Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, lembrou que “o concelho tem rios, paisagens verdes e um património religioso que nos distingue, mas faltava algo que complementasse essa oferta e que desse a conhecer outra das nossas maiores riquezas: a indústria. Com esta adesão à Rede de Turismo Industrial, mostramos o orgulho que sentimos na cerâmica e nas nossas empresas, que são o motor da economia local".
"A Porcel é um exemplo de excelência, mas acredito que outras indústrias do concelho se juntarão a este projeto, de forma contínua e consistente. Estamos a valorizar o que temos de mais autêntico e a abrir caminho para novas formas de atrair visitantes a Oliveira do Bairro”, acrescentou.
A encerrar a cerimónia, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, lembrou que “as empresas são essenciais e fundamentais para a afirmação do Turismo Industrial. Este é um produto que aproxima os visitantes do território, permitindo-lhes conhecer melhor as oito sub-regiões do Centro de Portugal através da sua indústria viva e do seu património. É muito gratificante ver esta rede crescer, porque só assim conseguimos promover todo o território de forma coesa".
"Infelizmente, atravessamos um momento difícil, marcado pelos incêndios que atingem a região e que são um verdadeiro desastre para nós, do ponto de vista turístico e ambiental. Mas o que estamos aqui a fazer hoje também é um sinal de esperança: temos outros produtos, como o Turismo Industrial, que podem ajudar a afirmar o Centro de Portugal, a reduzir a sazonalidade e a atrair visitantes todo o ano. Quero agradecer à Porcel e ao Município de Oliveira do Bairro por esta adesão e deixar o desejo de que muitas outras empresas e municípios sigam este exemplo. Só assim, trabalhando em conjunto, construiremos o novo Centro de Portugal”, concluiu.