A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) aprovou, por unanimidade, em Assembleia Geral ordinária, Plano de Atividades e Orçamento de 2023.
A reunião decorreu no Teatro-Cine de Pombal, tendo os trabalhos sido dirigidos por Leopoldo Rodrigues, presidente do município de Castelo Branco, e secretariada por Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Depois de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, ter dado as boas-vindas aos participantes, Pedro Machado, presidente da TCP, informou os parceiros presentes que a Turismo Centro de Portugal é o destino nacional convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, uma distinção que disse ser “um ponto alto” na estratégia da entidade.
Pedro Machado sublinhou também as ambições para o ano de 2023, nomeadamente conseguir que a região cresça na procura turística acima dos resultados de 2019, ano referência até agora, e que reforce a sua presença nos 28 mercados internacionais emissores de visitantes.
Seguiu-se a apresentação das linhas gerais do Programa Regional de Ecoturismo da Região Centro de Portugal.
Este é um projeto liderado pelo TCP e que se encontra na fase de recrutamento dos vários intervenientes.
O programa pretende sistematizar os casos de sucesso e boas práticas na estruturação de programas ecoturísticos, assim como identificar os principais ativos turísticos a este nível.
Nos momentos seguintes da ordem de trabalhos, a AG apreciou e aprovou a Revisão Orçamental n.º 2/2022 e o Plano de Atividades de 2023, bem como o Orçamento e o Mapa de Pessoal do próximo ano.
A terminar, foi também aprovada a adesão da TCP à “Cortiçada Art Fest – Laboratório para a Gestão Integrada de Arte na Paisagem”, associação de direito privado sem fins lucrativos, cujo trabalho em prol da arte nos territórios da região foi enaltecido por Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã.