A SUMA e a Câmara de Ílhavo iniciam, esta segunda, uma nova campanha de sensibilização ambiental junto da população escolar do concelho. Estima-se que a campanha passe por 2300 crianças e chegue, por transmissão da mensagem, a cerca de 6000 pessoas.
“Faz figura” incentiva os alunos a influenciarem comportamentos positivos com recurso a um alfabeto cívico. A campanha que arranca hoje, na Légua e em Vale de Ílhavo, vai passar por Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo. Ideia para mobilizar as populações para a importância da exclusão social do sujeito poluidor por pressão e heterofiscalização entre pares. Entre 9 e 27 de outubro a mensagem será passada nos estabelecimentos de educação e ensino.
Fazendo recurso a um alfabeto cívico e ao perfil de caracterização de alguns animais domésticos ou selvagens, procura-se, através de cada letra, transmitir comportamentos de referência, recorrendo a uma abordagem direta em contexto de sala de aula, com distribuição qualitativa de réguas verticais e fichas de trabalho temáticas, que consolidam e prolongam a mensagem veiculada, com especial incidência no acondicionamento e deposição de resíduos e limpeza urbana.