Sever já está em contagem decrescente para mais uma edição da Rota da Lampreia.
A cozinha tradicional de Sever do Vouga vai estar em destaque no menu de sete restaurantes do concelho, entre 18 e 26 de fevereiro, durante a edição 2023 da Rota da Lampreia e da Vitela.
Apreciada desde os tempos da Idade Média, quando era utilizada como forma de pagamento de impostos aos senhores feudais, a lampreia mantém o seu lugar de destaque na gastronomia local.
Os apreciadores podem experimentar os seus diferentes modos de confeção, como o “Arroz de Lampreia”, ou a “Lampreia à Bordalesa”.
Para quem não é apreciador de lampreia, os restaurantes aderentes vão dedicar as suas ementas a outro produto que é uma das imagens de marca do concelho, a “Vitela Assada com arroz de forno”.
A autarquia não esconde que os roteiros gastronómicos ajudam a afirmar a procura externa.
“A gastronomia é uma das nossas riquezas e um atrativo turístico de excelência que devemos potenciar, entre um conjunto de variados recursos, do património natural ao cultural, que temos”, afirma o presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo, salientando “o papel fulcral” da restauração na preservação da cozinha tradicional que distingue o concelho Severense.
“Assumimos o turismo como um eixo estratégico do nosso mandato autárquico, promovendo de forma contínua os produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Sever do Vouga. Esta rota é mais uma prova disso mesmo”, reforça o autarca.
Com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da ADRIMAG, a Câmara Municipal irá contar este ano com os restaurantes “Adega dos Amigos”, “Café Marques”, “MiraVouga”, “O Cortiço”, “O Vitorino”, “Quinta Nova” e “Santiago”.
O programa inaugural da Rota da Lampreia e da Vitela incluirá no dia 18, às 21,30 horas, no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, o concerto de António Zambujo, uma das vozes mais marcantes da música portuguesa.