Cerca de 200 pessoas participaram no encontro festivo da Refood, em Aveiro, na abertura da base de operações e no lançamento de campanha de voluntários.
O trabalho começou em Junho de 2015 e dois anos depois Aveiro garante a criação de uma base operacional considerada essencial ao desenvolvimento da ação movida pelos voluntários que recolhem comida para depois acondicionar e entregar a famílias.
O combate ao desperdício alimentar está ao serviço de famílias necessitadas e conta com um espaço cedido pelos serviços sociais da Universidade de Aveiro.
Neste momento há 130 colaboradores ativos mas a Refood quer alargar a sua área de intervenção. “Nós podemos mudar comportamentos evitando que a comida em boas condições vá para o lixo. Queremos acabar com o desperdício, alimentar quem precisa e envolver a comunidade”, disse Hunter Halder, fundador do movimento, em declarações na abertura da sede operacional no Bairro de Santiago.
Rita Sanches, do movimento em Aveiro, explica que o trabalho de voluntários assenta numa ideia de dar duas horas no dia para alimentar 10 pessoas.