A Quercus classifica 12 praias da região com “Qualidade de Ouro” em 2018.
Iniciativa da Associação Nacional de Conservação da Natureza que identifica as águas balneares lassificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Para a época balnear de 2018, a Quercus identifica assim 390 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.
Em comparação com 2017, há menos 9 praias costeiras galardoadas, existem mais 3 praias interiores e igual número de transição.
Na região, os concelhos com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” são Ovar com as praias de Cortegaça, do Furadouro e do Torrão do Lameiro, seguido de Vagos com as praias do Areão, do Labrego e da Vagueira, Ílhavo com as praias da Barra e da Costa Nova, Murtosa com as praias de Monte Branco e da Torreira, Aveiro com a praia de São Jacinto, e Espinho com a praia de Espinho-Baía.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear deve ter qualidade “Excelente” nas 5 últimas épocas balneares, de 2012 a 2017 e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.
“Com esta iniciativa, o objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”.