PSD e CDS-PP querem nó de acesso entre Anadia e Oliveira do Bairro na renegociação da concessão da A1.
Os dois grupos parlamentares entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao governo a criação de um nó de acesso à Autoestrada A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro.
A iniciativa é a realização de compromisso eleitoral assumido pela Aliança Democrática (AD), “por entender tratar-se de uma obra de interesse público”.
“Trata-se de um investimento estratégico e fundamental para o desenvolvimento económico e social de uma região, não só do ponto de vista da mobilidade e da melhoria da qualidade de vida das populações, mas também do ponto de vista da competitividade empresarial”, pode ler-se no texto que suporta o projeto de resolução conjunto.
O documento recomenda ao governo que, na renegociação da concessão da Autoestrada A1, fique consignada a obrigação da concessionária de criar um nó de acesso à A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro.
A pretensão dos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro tem vários anos, tendo a reivindicação sido reconhecida como “legítima” por diferentes governos, sem que a obra tivesse sido concretizada.
Como é explicado no projeto de resolução, a realidade atual comporta “significativos constrangimentos”, o maior dos quais as dezenas de quilómetros a percorrer até aos nós de acesso à A1 mais próximos, localizados em Aveiro Sul e na Mealhada, que distam entre si 23,6 quilómetros, uma das maiores distâncias entre os nós desta autoestrada.