Duas produções da região Centro de Portugal foram, ontem, distinguidas nos Prémios Lusófonos da Criatividade, num evento que decorreu em Lisboa.
Trata-se das campanhas promocionais “Centro de Portugal, Um Destino e Tanto”, da Turismo Centro de Portugal, e “A Um Palmo do Céu”, que junta três municípios da região.
Ambas as campanhas têm a assinatura da Lobby Productions, empresa com raízes na Covilhã.
A campanha “Centro de Portugal, Um Destino e Tanto” venceu três galardões, todos de bronze, nas categorias “Digital - Branded Content na Web”, “Digital - Filme para Web” e “Produção - Melhor Edição”. Recorde-se que esta ação promocional foi apresentada a 31 de maio, pelo que estas são as primeiras distinções que recebe.
A campanha criativa, presente em múltiplas plataformas e formatos, mostra aos visitantes que o Centro de Portugal é a região turística nacional com mais diversidade, onde há sempre tanto para descobrir.
A campanha “A Um Palmo do Céu” recebeu também três prémios (bronze na categoria “Digital - Filme para Web” e prata nas categorias “Produção – Copywriting” e “Produção - Filme Web”).
Esta é uma campanha promocional realizada no âmbito do projeto em rede “Portas do Céu”, que junta os municípios de Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil.
O mote é promover o céu certificado deste território, onde se pode “passar uma noite, em silêncio, coberto por um manto de estrelas”.
Para Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “estes prémios agora recebidos são particularmente relevantes, se tivermos em conta que em competição estavam campanhas criativas de marcas tão fortes como a EDP, a Compal, a Pepsi, a Fiat, a Mini ou a Dove.
Juntamente com outras distinções que esta entidade tem recebido nos últimos anos, nas mais diversas áreas, estes prémios comprovam que o caminho que temos feito na promoção e na comunicação da marca 'Centro de Portugal' é o mais correto e está em linha com as novas tendências".
"Os consumidores de hoje já não se deixam impactar pelas campanhas ditas tradicionais, sentindo-se antes atraídos por destinos humanizados, que contam a sua história, das pessoas que neles habitam e das suas paisagens. É isso que temos procurado fazer na Turismo Centro de Portugal: tocar as pessoas com a nossa mensagem, com a nossa marca, para que se sintam impelidos a vir e a viver o Centro de Portugal”, acrescenta Pedro Machado.
O realizador Telmo Martins, da Lobby Productions, destaca que "é muito fácil apaixonarmo-nos pela região Centro de Portugal e isso torna possível conseguirmos colocar também todo o nosso amor em projetos que tenham como objetivo promover esta região. 'Um Destino e Tanto' e 'A um Palmo do Céu' são filmes que transbordam amor.
Amor pelo território, pelas pessoas, pelas experiências que ficam na nossa memória e coração e sobretudo pela vida. O turismo é isto, a criação de memórias boas e o encontro com momentos únicos de felicidade".
"Estes prémios, conseguidos no maior festival do mundo com criatividade em Português, orgulham muito a Lobby e a mim enquanto realizador, e mesmo não sendo este o principal objetivo dos trabalhos, é sempre muito feliz sentir que o júri, composto pelos maiores profissionais da área, sentiram nos filmes o que era suposto sentirem e viram a qualidade pela qual sempre nos pautamos. De sublinhar que trabalhos como estes só são possíveis quando a marca quer também ser diferente, única, e gosta de arriscar, e isso é incrível e faz toda a diferença", diz ainda o autor da campanha.
Os Prémios Lusófonos da Criatividade são um festival internacional sediado em Portugal, que premeia e homenageia os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.
Já com nove anos de existência, o festival decorre durante todo o ano, sendo que cada edição anual é composta por três edições quadrimestrais.