Presidência da República e Governo lamentam o falecimento de Fernando Rocha Andrade.
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já enviaram sentidas condolências à família e amigos do antigo membro do Governo.
Relembram a contribuição ao serviço de vários Governos de Portugal e como Deputado, bem como a sua contribuição à Universidade como Professor e Investigador.
Do Ministério das Finanças, João Leão expressou o sentimento do Ministério.
“Destaco o seu trabalho enquanto Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no XXI Governo, tendo tido um papel crucial para a credibilização de Portugal junto das instituições internacionais e mercados financeiros durante o ano de 2016. O seu trabalho foi decisivo para a saída de Portugal do procedimento por défices excessivos e para o primeiro excedente orçamental atingido em 2019”.
João Leão destaca a “capacidade de diálogo, criatividade e espírito de negociação” e fala em “grande capacidade de raciocínio, poder de argumentação e facilidade de comunicação, a par da sua boa disposição”.
Filipe Neto, deputado eleito por Aveiro e um dos amigos mais próximos, realça as capacidades técnicas e humanas.
“O melhor de todos nós morreu. O Fernando Rocha Andrade partiu e deixa já atrás de si, em mim e em todos os que genuinamente o estimavam, um vazio imenso”.