Os países da UE comercializaram um total de 28 milhões de bicicletas, em 2016. Portugal contribuiu com 15% do valor das exportações entre os 29 Estados-membros, o que lhe vale a liderança do ranking europeu.
A produção portuguesa é superior a 2 milhões de velocípedes, aos quais se deve acrescentar um importante valor em componentes, com uma tendência de crescimento. O segundo maior exportador é a Itália (14%) e o terceiro a Holanda (13%).
A fileira das duas rodas iniciou o seu percurso na atividade da promoção internacional. Ao longo dos últimos dois anos, no âmbito de um conjunto de iniciativas que tem em curso, o setor Industrial das duas rodas realizou atividades de promoção, para reforço da notoriedade portuguesa nos mercados internacionais, em todos os principais eventos relacionados com os meios suaves de mobilidade. Nesse âmbito, agosto e setembro contarão com mais um esforço do setor, representado pela ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, com presenças organizadas na Eurobike (final de Agosto) e naUnibike (Setembro).
A fileira terá ainda, em setembro, mais duas ações de reforço de notoriedade da oferta nacional da fileira industrial das duas rodas, em Birmingham e São Paulo (finais de setembro).
A Eurobike é a principal feira mundial da bicicleta, constituindo-se num encontro anual de, comércio, indústria e media em Friedrichshafen, na Alemanha.
Neste evento os visitantes e expositores têm a possibilidade de estabelecer ou manter contatos, fazer negócios e para celebrar os seus sucessos empresariais. Na Eurobike os profissionais do setor identificam e discutem as últimas tendências, estilos de vida e tecnologias que estão em voga. Esta Feira existe há 25 anos, estando aí representados os principais fabricantes do setor, tanto de bicicletas como de acessórios, componentes e partes.
Nos últimos anos, estiveram presentes mais de 1.350 expositores, representando 53 países, cujos produtos foram vistos por mais de 46.000 visitantes profissionais de 103 países, e onde os 1.800 jornalistas acreditados, de 36 países, ajudaram a divulgar as muitas novidades ali presentes. Existe já um conjunto de empresas nacionais que possuem histórico de presença no evento, há largos anos e em presenças consecutivas.
Em função da importância da Eurobike, e do facto de se ter constituído como um dos principais instrumentos de promoção nas estratégias de internacionalização das empresas portuguesas, a ABIMOTA, com o apoio do COMPETE 2020 e do AICEP, lidera um projeto de internacionalização das empresas do setor (cofinanciado pelo Portugal 2020), que inclui, pela primeira vez na história da Eurobike, a presença de um conjunto de empresas de forma integrada e organizada, sob uma marca propriedade da ABIMOTA - “Portugal Bike Value”, desenvolvida no âmbito da iniciativa com o mesmo nome e cofinanciada pelo Compete2020.
Nesta primeira participação estarão presentes, de forma conjunta, empresas sedeadas em Braga, Águeda, Anadia e Abrantes: Avantisbike (pintura), Esmaltina (montagem de bicicletas), Incycles (montagem de bicicletas), Jasil (componentes), Jorbi (montagem de bicicletas), Órbita (montagem de bicicletas) e Tabor (selins).