A reabilitação da marginal dos bacalhoeiros e a sua constituição como estrada-dique vai custar acima de 5 milhões de euros.
O Porto de Aveiro tem oficialmente a obra a concurso até ao dia 14 de Outubro.
Já foi publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para Empreitada de Requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo de Aveiro (cais dique), com o valor base de 5,4 Milhões de Euros, conforme previsto no Plano de Atividades e Orçamento 2024-2026 da Administração do Porto de Aveiro.
A concretização desta obra tem como objetivo principal qualificar e valorizar aquela infraestrutura portuária, bem como prevenir a ocorrência de inundações parciais verificadas e contribuir para a melhoria da segurança na circulação de pessoas e viaturas, através da criação de um corredor ciclável, com o alteamento do coroamento da retenção marginal e a instalação de válvulas de maré.
A empreitada, com o prazo estimado de 365 dias, englobará obras de demolição, pavimentação, sinalização, estruturas, retenções marginais, drenagem, rede de eletricidade e telecomunicações, paisagismo e rede de combate a incêndio.
Recorde-se que esta infraestrutura portuária é utilizada pela frota nacional da pesca do largo, localizando-se na sua envolvente várias empresas do setor da pesca, processamento, congelamento, embalagem e distribuição de pescado.
O prazo para apresentação de propostas termina no próximo dia 14 de outubro.