Porto de Aveiro inaugura exposição ao ar livre sobre Forte da Barra.

O Porto de Aveiro inaugura, esta quarta-feira, uma exposição ao ar livre dedicada ao Forte da Barra.

A Mostra “Passado, Presente e Futuro” tem entrada gratuita e estará patente até ao final do mês de agosto, junto ao edifício do antigo Forte da Barra.

A exposição pode ser visitada também durante a noite, graças à iluminação instalada no local.

Integrada nas comemorações dos 217 anos da abertura da Barra de Aveiro, esta exposição retrata a história e a importância deste icónico marco, proporcionando aos visitantes uma experiência de descoberta sobre o seu papel ao longo dos tempos.

Com o objetivo de dar a conhecer a história, a evolução e o valor patrimonial do Forte da Barra, a exposição inclui diversos painéis informativos, entre os quais se destaca a mais antiga planta conhecida da estrutura, datada de 1778.

Estão ainda patentes painéis informativos dos recentes projetos para o Auditório da Administração do Porto de Aveiro, bem como da unidade hoteleira a desenvolver, por concessão, nos edifícios do complexo do antigo forte da barra.

Podem também ser vistas várias fotografias dos primeiros edifícios da JARBA (Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro) e ainda o projeto de requalificação deste edificado, que tem como objetivo a recuperação e valorização da estrutura remanescente do Forte da Barra.

Classificado como imóvel de interesse público em 1974, o Forte da Barra é hoje um elemento incontornável da paisagem e um símbolo da memória coletiva da região.

A exposição resulta de uma parceria entre a Administração do Porto de Aveiro, Centro de Investigação e Empreendedorismo de Ílhavo e Câmara de Ílhavo.