Combater as invasoras e apostar em plantas com potencial para restaurar áreas invadidas.
Para já em zona piloto mas com promessa de alargar a intervenção a zonas portuárias onde a erva das pampas tem vindo a ganhar terreno.
O Porto de Aveiro pediu ajuda à universidade e o trabalho está em curso para controlar espécies invasoras.
Durante três anos estudam-se soluções para reduzir a área de invasoras com recurso a espécies que possam ter interesse para a qualidade ambiental.
Paula Maia, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, apresentou o projeto no Ecomare em jornada de trabalho sob o tema “Co-desenvolvimento de soluções para a biodiversidade e resiliência climática”.
A especialista afirma que esse esforço surge do desafio e combina as necessidades definidas pelo porto com as capacidades de investigação da UA (com áudio)
O trabalho experimental em curso está assente numa área piloto e, dependendo dos resultados, virá a dar lugar a uma ação mais geral em plano global para a zona portuária.
As cortinas arbóreas prometem ser uma das apostas mais presentes.
Este foi momento para promover a calculadora de CO2.
Maria Miguel assegura que a medição da pegada de carbono veio para ficar.
Mais uma peça que, pelas características, pode ajudar a formatar as escolhas dos atores em ambiente portuário (com áudio)
A Junta da Gafanha da Nazaré e a Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré estiveram representadas no evento.
No caso da ADIG com apelos aos cuidados com a cortina arbórea e no caso da Junta com apelo aos cuidados com as rotundas em nome da imagem da freguesia (com áudio)
Eduardo Feio confessa preocupação com os 1700 hectares de áreas portuárias.
Assume inovação e sustentabilidade ambiental como marcas de gestão que pretende acentuar na ligação aos centros de conhecimento.
Indústria de futuro e território sustentável são apostas para aprofundar como pilares de novos modelos competitivos.
“Portos inteligentes para nós é fundamental”, resume Feio.
O Porto de Aveiro e a Universidade de Aveiro realizaram, ontem, no auditório do ECOMARE, um workshop dedicado ao tema “Co-desenvolvimento de soluções para a biodiversidade e resiliência climática”, no qual foram dados a conhecer os projetos “ReGreen – Plano de Gestão Sustentável e Valorização dos Espaços Verdes” e “A-AAGORA – Blueprint for Atlantic-Artic Agora on cross-sectorial cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation”.
O Projeto ReGreen, uma parceria com a Universidade de Aveiro, visa a sustentabilidade e valorização dos espaços verdes na área de jurisdição do porto, nomeadamente o controlo de espécies de plantas invasoras, como é o caso da erva das pampas e a promoção da biodiversidade, pela valorização de espécies nativas no planeamento e gestão destes espaços.
Quanto ao projeto A-AAGORA, que abrange várias temáticas associadas à resiliência climática/erosão costeira, biodiversidade e descarbonização da mobilidade, visa o co-desenvolvimento de metodologias baseadas na natureza que possam ser implementáveis em áreas costeiras.
Este projeto europeu, que está a ser desenvolvido nas bacias do Atlântico e do Ártico, é coordenado pela Universidade de Aveiro, teve início no final de 2022, e conta com os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz como parceiros.
Esta parceria assenta, entre outros, nos trabalhos ou projetos associados à descarbonização e à mobilidade sustentável, tendo sido já desenvolvidos cenários de descarbonização e, ainda, uma calculadora web de emissões de CO2, que permite a quantificação das emissões das atividades de mobilidade de pessoas e mercadorias de e para o Porto, em todos os meios de transporte associados.
Pretende-se com esta Calculadora de Emissões de Carbono aumentar o nível de conhecimento e sensibilização da Comunidade Portuária e do público em geral, através da comparação de cenários alternativos, como por exemplo, diferentes combustíveis e meios de transporte, para a importância da redução das emissões de carbono, entre outros, contribuindo para o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050, em toda a Europa.
Com 3 níveis distintos de complexidade, esta Calculadora de Emissões de Carbono permite o cálculo individual do CO2 emitido por um navio, veículo pesado ou ligeiro, locomotiva, equipamento portuário, bem como o cálculo da poupança na emissão de combustíveis fósseis pela opção por combustíveis alternativos de baixas emissões de carbono.
De igual modo, pode ser calculada a emissão de uma frota ou mesmo de toda uma cadeia logística, agregando diferentes modos de transporte num só cálculo.
A Calculadora de Emissões de Carbono web, de livre acesso, pode ser utilizada por toda a comunidade portuária, empresas e pelo cidadão em geral, encontrando-se já disponível nos websites dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz (www.portodeaveiro.pt e www.portofigueiradafoz.pt).