Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude serão recebidos em Aveiro na próxima sexta com poesia e criatividade.
Será o início da peregrinação pela Diocese de Aveiro, passando pelos nove arciprestados e pelas 101 paróquias existentes.
Para esta peregrinação, o COD Aveiro espera “viver um tempo novo na Diocese” e, para isso, desafiou-se a “ser e a fazer diferente”.
Prova deste querer é a forma como os símbolos se vão deslocar da Diocese de Braga até Aveiro.
Percurso em viagem de comboio em “tempo de transformação da igreja”.
No dia 3 de março, o COD Aveiro e dezenas de jovens da diocese vão sair de comboio de Aveiro, ao início da tarde, em direção a Braga para receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
Entre as 17h e as 18h haverá um encontro com os jovens bracarenses, na Sé de Braga e pelas 18h15 a equipa do COD Aveiro e os jovens sairão de Braga em direção a Aveiro.
Os símbolos, que viajarão de comboio entre Braga e Aveiro, vão ser recebidos com poesia e criatividade numa peregrinação desde o Largo da Estação de Comboio de Aveiro até à Sé de Aveiro.
Para isso, foi desenhado um “caminho de comprometimento com a sustentabilidade, de promoção do encontro e diálogo com os jovens e o desenvolvimento de um laboratório de sonhos para despertar o talento dos jovens nesta longa caminhada”.
No final da caminhada, haverá o momento diocesano, intitulado “Noite com a Cruz”, na Sé Catedral de Aveiro, onde se realizará uma oração de juventude, com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
O COD Aveiro convida toda a comunidade aveirense a “fazer parte desta noite de receção aos símbolos que será um marco para a Diocese de Aveiro e a estar em comunhão com os dois símbolos que são um sinal de esperança e fé em todos os locais por onde passam”.
Na preparação desta peregrinação, que decorre entre 3 de marco e 2 de abril, na Diocese de Aveiro estão envolvidos mais de 800 voluntários de todos os arciprestados que têm trabalhado lado a lado com o COD Aveiro.