Mudança da liderança do Grupo de Escoteiros de Aveiro.
O Grupo de Escoteiros de Aveiro foi fundado em 27 de Julho de 2013 e desde essa data tinha conhecido apenas um líder.
O Escoteiro Chefe Ricardo Ferreira terminou este sábado os 9 anos de exercício.
O Grupo cresceu em efetivo, passando dos 25 jovens que realizaram o seu compromisso de honra no dia 27 de julho de 2013, para os mais de 100 que compõem atualmente o efetivo.
Rapidamente a área geográfica de influência transbordou o município de Aveiro, tendo neste momento jovens dos municípios de Albergaria, Ílhavo, Águeda, Oliveira do Bairro e Murtosa.
Ricardo Ferreira congratula-se com a “elevada taxa de assiduidade dos jovens, o número de elementos e a formação dos Dirigentes, que conjugados com a atenta participação parental permitem a realização de atividades aliciantes, que vão ao encontro dos objetivos educativos do movimento escotista”.
Afirma que o maior desafio que enfrentou durante estes 9 anos de liderança foi o “recrutamento, formação e motivação da equipa de Dirigentes”.
Acredita que o sucesso deste projeto se deve à credibilidade que conseguiram junto da sociedade, conjugado com a liberdade religiosa que caracteriza a Associação dos Escoteiros de Portugal.
Recentemente foi eleita para o Cargo de Escoteira Chefe de Grupo a Dirigente Paula Dias que realizou a sua cerimónia de investidura ao final da tarde deste sábado, no cais da Fonte Nova em Aveiro, o mesmo local onde há nove anos se deu a abertura oficial do Grupo.
Estiveram presentes o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, Presidente e Tesoureira da Junta de Freguesia de Eixo-Eirol e a Chefia Regional da Região do Centro.
Atualmente, a Chefia do Grupo é composta por 17 Dirigentes, sendo os mais recentes Eduardo Duarte e Beatriz Paiva, que realizaram o seu Compromisso de Honra também neste sábado.
A agora Chefe de Grupo Paula Dias pretende dar “continuidade ao trabalho que tem sido realizado ao longo destes anos”.
“Continuar a apostar na formação dos Dirigentes, na parceria educativa com os Encarregados de Educação e no envolvimento comunitário”.
Outras da apostas à “aumentar a capacidade do Grupo, para que mais jovens possam ter acesso ao Escotismo, já que nalgumas das divisões etárias foi atingido o limite do efetivo, tendo em conta as pré- inscrições para o próximo ano escotista que inicia já em setembro”.