O Município de Ovar acolhe III Congresso Inter(Nacional) de Serviço Social Escolar.
Novos desafios e paradigmas para o ensino são o mote desta formação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e destinada a assistentes sociais, docentes, dirigentes, associações de pais, entre outros.
A ação conta com três painéis, 14 comunicações e três debates, recebendo inúmeros investigadores nacionais e internacionais.
A iniciativa é promovida pela COO_UP - Cooperativa de Solidariedade Social, Agrupamento de Escolas de Ovar e Associação de Investigação e Debate em Serviço Social.
O III Congresso Inter(Nacional) de Serviço Social Escolar arranca às 9h50, no centro de arte de Ovar, com a comunicação da investigadora em serviço social, Sidalina Almeida, subordinada ao tema: “Serviço Social Escolar: práticas de promoção da equidade na educação”.
“Violência nas Escolas” é o tema que se segue. Será desenvolvido pelo investigador Miguel Rodrigues.
Este primeiro painel conta ainda com a intervenção da psicoterapeuta Carmen Cueva, relativa ao tema: “o desafio da especialização clínica para o trabalho com crianças e adolescentes no ambiente educacional”.
Segue-se um momento de debate moderado por Luís Diego, Assistente Social.
O segundo painel inicia às 11h25, com Jorge Ascenção, antigo Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, que irá falar sobre “o impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar”.
“A importância do bem-estar global dos alunos – da promoção da saúde à proteção da doença” será também tema em destaque, numa apresentação de Benvinda Santos, coordenadora nacional da Programa Nacional de Saúde Escolar da Direção Geral da Saúde.
Neste bloco, há, ainda, dois importantes temas em reflexão: “Aprendizagem e (In)sucesso Escolar na perspetiva neurodesenvolvimental e do comportamento” e “a centralidade dos programas educativos na construção de modelos diferenciadores no ensino – contributo(s) para o sucesso escolar e o evoluir social”, dinamizados por Maria do Carmo Vale, Pediatra e Ana Maria Neves, membro da Estrutura de Missão do Programa Nacional da Promoção do Sucesso Escolar, respetivamente.
Tempo ainda para mais um momento de troca de ideias, conduzido pela jornalista Márcia Gonçalves.
Os trabalhos continuam com o terceiro painel, agendado para as 14h15.
Luciana Machado, assistente social, irá protagonizar o primeiro momento da tarde. Para reflexão dos participantes traz o estudo de caso: “a dimensão co-educativa na perspetiva de Paulo Freire: o trabalho com adolescentes no contexto da escola pública”.
“Novos desafios da escola num mundo global – da escola que temos à escola que precisamos” é o tema que se segue e será desenvolvido pelo Gabinete Aprender sem Fronteiras, do Agrupamento de Escolas de Pombal, representado por Marisa Duarte, Assistente Social Escolar e Manuela Pinto, docente e subdiretora.
O programa conta ainda com a apresentação de projetos inovadores. José Carlos Rocha, assistente social escolar, irá partilhar o projeto do Agrupamento de Escolas de Alvide: “Inovar, incluir e educar na diversidade cultural”.
Do Agrupamento de Escolas de D. Sachol, de Vila Nova de Famalicão, chega o projeto: “Conto Para Contar- Inclusão da Comunidade Cigana nas Escolas”, que será apresentado por Carina Amarante, assistente social escolar. Os participantes irão, ainda, conhecer o projeto “Migrantes – Bem-vindos à Escola!”, do Agrupamento de Escolas do Fundão, pela voz de Cátia Vinagre, assistente social escolar; o projeto “Direitos Humanos – a intervenção holística do Serviço Social Educacional”, da Escola Secundária da Amadora, apresentado por João Paulo Silva, assistente social escolar e o projeto “Pavão das Emoções – o despertar para a empatia relacional” do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, apresentado por Tatiana Oliveira, assistente social escolar.
A sessão termina com um debate moderado pela jornalista Rita Pereira Carvalho.
A sessão de encerramento está marcada para as 16h30.