Ovar recebe, esta terça, uma conferência sobre mobilidade na celebração do Dia Mundial do Ambiente.
A Escola de Artes e Ofícios acolhe o primeiro “warm up” do Portugal Mobi Summit, uma conferência para refletir sobre o futuro num novo ecossistema urbano, mais limpo e mais eficiente.
Esta conferência contará com as intervenções de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética; Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar; Catarina Selada, Diretora do City Lab do CEiiA; Gary Heath, Subdiretor Executivo de Inovação do INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia; Gustavo Monteiro, Administrador da EDP Comercial, e vários autarcas de diferentes regiões do país.
O Dia Mundial do Ambiente será celebrado no Parque Ambiental do Buçaquinho com centenas de crianças das Escolas do Concelho de Ovar.
Outro ponto alto destas comemorações será a visita às futuras instalações do Ecocentro de Ovar. Um equipamento, adjudicado por 1.12 milhões de euros, que tem por objetivo a valorização dos resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro.
Trata-se de uma aposta no aumento da recolha seletiva e reciclagem e surge no seguimento da aprovação da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), tratando-se de obra comparticipada a 85%.
O Ecocentro de Ovar será a primeira unidade de gestão de resíduos urbanos no Município de Ovar.
A programação em torno do Dia Mundial do Ambiente encerra a 15 de junho, pelas 15 horas, com o lançamento online (Facebook do Parque Ambiental do Buçaquinho) do vídeo de sensibilização ambiental “Microplásticos”, no âmbito do projeto “Pegada na Areia”.
Até 15 de junho decorrerão ainda outras iniciativas, entre as quais, o Projeto Educativo “Os Suspeitos do Costume”, a “Ação de Limpeza de Praia” e o “Programa de Monitorização do Lixo Marinho em Praias
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, sublinha que este programa foi delineado porque “a temática da sustentabilidade continua a ser para nós uma prioridade máxima”.