A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro dá parecer favorável condicionado ao projeto da unidade de reciclagem de navios da Navalria.
O estaleiro estará em vias de garantir nova autorização para desmantelamentos.
O site “Notícias de Aveiro” avança que a unidade do grupo Martifer que já teve competências nessa área entre 2012 e 2021 tem um projeto mais ambicioso para embarcações de maior dimensão.
A empresa, que tinha perdido a licença em 2021 e foi excluída da lista europeia dos estaleiros de reciclagem de navios em 2022, estará perto de garantir novo alvará de licença.
Há dois anos a Comissão Europeia tinha afastado aquele estaleiro da lista de estaleiros autorizados a fazer reciclagem de navios.
A falta de alvará foi apontada como causa depois da licença caducada no final de 2021 estar dependente de um processo de renovação desenrolado ao longo dos últimos dois anos.
Os desmantelamentos de navios são, obrigatoriamente, concretizados em estaleiros certificados para esse fim e a Navalria quer ir mais longe do que o limite de 104 metros das embarcações que estava autorizado a desmantelar.