A Câmara da Murtosa assinala, esta quinta, o aniversário de criação do concelho num programa comemorativo que se prolonga até sábado, com destaque para a inauguração da “Casa das Gerações”. Trata-se de um novo espaço, que tem como valência principal a Biblioteca Municipal, que pretende ser um espaço privilegiado de trocas de experiências e saberes entre os Murtoseiros de diferentes gerações, pelo que o edifício acolherá um conjunto diversificado de valências, da leitura de jornais e publicações à consulta de internet, passando pela realização de formações e workshops, pela “hora do conto” para as crianças ou pela projeção de vídeos educativos. “A Casa das Gerações” nasce no antigo edifício dos Paços do Município da Murtosa.
Esta quinta passam 89 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa, através do decreto, assinado pelo então Ministro do Interior Interino, Almirante Jaime Afreixo, que emancipou o território Murtoseiro do Concelho de Estarreja, em 1926.
O programa inicia-se, às 9h, com a cerimónia do hastear das bandeiras, junto aos Paços do Município, seguida de uma romagem à Praça Jaime Afreixo, onde será depositada uma coroa de flores junto ao monumento que evoca a criação do Concelho da Murtosa. Por volta das 9h30 terá lugar a inauguração oficial da “Casa das Gerações”, o espaço que acolherá, entre outras valências, a Biblioteca Municipal, e que trará novas dinâmicas ao antigo edifício dos Paços do Município, um dos emblemáticos e históricos imóveis do Concelho da Murtosa.
Na sexta, às 21h30, o salão da Junta de Freguesia do Bunheiro vai acolher a apresentação da peça “Hotel Sarilhos”, pelo grupo de teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa. O evento tem um cariz solidário, na medida em que a receita da bilheteira reverterá integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Finalmente, no sábado, dia 31 de outubro, no salão nobre dos Paços do Município, terá lugar a apresentação pública do livro e do documentário que registam, para a memória futura, a recriação “A Vida dos Cais”, levado a cabo, no passado mês de julho, na Ribeira do Gago, no Bunheiro.