Depois de Peniche e Ílhavo terem recebido a 1ª edição do Festival Gastronomia de Bordo chega a vez da Murtosa apresentar o melhor da sua gastronomia.
Durante 4 dias, de 6 a 9 de Dezembro, 7 estabelecimentos desta localidade vão apresentar caldeiradas feitas com o melhor pescado local, com destaque para as enguias.
O Festival Gastronomia de Bordo insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.
A dimensão gastronómica é uma das temáticas abordadas no projeto, a partir do referencial coletivo do mar, das pescas e das vivências das comunidades, valorizando as especificidades de cada um dos territórios e projetando para os dias de hoje os pratos confecionados a bordo das embarcações de pesca longínqua (Ílhavo), costeira (Peniche) e lagunar (Murtosa).
Participam os restaurantes A Varina, Avenida-Praia, Braseiro do Mar, Casa Silva, O Veleiro e Xávega-Mar e O Bico. Os espaços de restauração prepararam menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas.
O programa do festival Gastronomia de Bordo propõe algumas atividades complementares às degustações nos restaurantes, que visam dar a conhecer o património gastronómico, cultural e social da Murtosa.
No dia 6, pelas 16H00, está marcada a abertura oficial do festival, com uma cerimónia na COMUR-Museu Municipal da Murtosa.
Na sexta-feira, dia 7, a partir das 10H00, terá lugar a iniciativa “A Enguia da Ria: a Embaixadora da Murtosa”, que propõe uma visita guiada, conduzida pelo Professor Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, em busca dos segredos desta espécie emblemática.
A partida será das instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa, na Zona Industrial.
No sábado, dia 8, pelas 10H00, a COMUR-Museu Municipal será o ponto de partida para a visita “Da água à mesa: embarcações e conservas na história da enguia da Murtosa”, guiada por Etelvina Almeida.