O Município de Águeda tem acordo com a CERCIAG para permitir a expansão do apoio de terapia da fala que é disponibilizado em contexto escolar.
A Câmara de Águeda assinou, hoje, um protocolo com a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, válido por 12 meses, que visa o alargamento do apoio de terapia da fala que é prestado às crianças que frequentam os ensinos Pré-escolar e 1.º Ciclo nas escolas do Concelho.
Perante a sinalização de várias crianças com problemas de linguagem, que lhes condicionam os processos de aprendizagem, a Câmara considerou “imprescindível alargar e expandir a terapia da fala em contextos escolares”.
Neste âmbito, o trabalho do terapeuta da fala incide na avaliação e intervenção ao nível da comunicação verbal (articulação oral/escrita e fala) e não-verbal, bem como da interação social e da motricidade orofacial de alunos com multideficiência ou perturbações do espectro do autismo.
Segundo os pressupostos do acordo, vai trabalhar-se, nesta fase, não só a criança, mas também os familiares e educadores que a acompanham.
Este trabalho visa “a estimulação de competências linguísticas de crianças que apresentam lacunas no desenvolvimento da linguagem oral/escrita e a sensibilização para a importância da estimulação da linguagem, sobretudo da consciência fonológica, nos diferentes contextos em que a criança se encontra inserida, nomeadamente escolar e familiar”.
A Autarquia atribui à CERCIAG um apoio de 29 mil euros.
Para Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, este apoio é uma “mais-valia que é disponibilizada nas escolas, não só às crianças, mas também agora às famílias e educadores, que precisam de uma orientação para saber lidar com algumas problemáticas específicas dos seus educandos”.