Museu Marítimo de Ílhavo inaugura exposição “Uma Noite no Mar”, de Alfredo Cunha, no Dia Internacional dos Museus
Integrado no programa oficial do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal inaugura no Museu Marítimo de Ílhavo, este sábado, a exposição fotográfica “Uma noite no Mar”, de Alfredo Cunha, que ficará patente ao público até ao dia 30 de setembro.
A abertura da sessão comemorativa do Dia Internacional dos Museus, agendada para as 16h30 de sábado, contempla a apresentação do catálogo e a visita guiada à exposição conduzida pelo próprio Alfredo Cunha e por Aníbal Lemos.
Esta exposição inédita de 40 registos fotográficos de Alfredo Cunha espelha a experiência do conceituado fotojornalista, numa noite, como pescador e tripulante a bordo da traineira “Henrique Cambola”, de Matosinhos, à pesca da sardinha.
“Uma noite no Mar”, em vésperas de um S. João, regista as águas de estanho da noite, exalta os gestos do mestre e dos pescadores, praguejando entre si, içando as redes e sacudindo o peixe miúdo, e restabelece a harmonia das máquinas de navegar com os caçadores de peixes.
Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Em 1970 iniciou a sua carreira profissional em fotografia publicitária e comercial e no ano seguinte, em 1971, a sua carreira de fotojornalista no "Notícias da Amadora". Colaborou com o Jornal “0 Século” e "O Século Ilustrado” (1972), a Agência de Notícias Português - ANOP(1977) e as agências de Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987).
Foi fotógrafo Oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Sores. Em 1996 recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Trabalhou no Jornal “Público” como fotógrafo e editor-chefe entre 1989 e 1997, e integrou o grupo Edipresse como fotógrafo-chefe. Em 2000 começou a trabalhar na revista semanal Focus. Em 2002 colaborou com Ana Sousa Dias no programa de TV "Por Outro Lado” na RTP2. Entre 2003 e 2009 foi fotógrafo e editor-chefe do “Jornal de Notícias·. De 2010 a 2012 foi diretor fotogr8fico da “Global Imagens".
Atualmente trabalha como freelancer, desenvolvendo projetos editoriais.