Marçal Grilo e Margarida Barros Couto são os novos membros do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro.

Eduardo Marçal Grilo e Margarida Barros Couto são os novos membros do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro (UA).

O antigo ministro da Educação e a antiga presidente do GRACE - Empresas Responsáveis substituem Ilídio Pinho e Júlio Pedrosa, cujo mandato terminou sem possibilidade de renovação, juntando-se naquele órgão da UA a António Correia de Campos e a Maria João Carioca.

Marçal Grilo regressa ao universo UA onde foi presidente do Conselho Geral de 2015 a 2021.

O antigo Ministro da Educação foi presidente do Conselho Nacional da Educação entre 1992 e 1995.

Margarida Barros Couto é sócia fundadora da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida & Associados (VdA), que integra desde 1988, tendo tido como principal ocupação profissional até 2021 o exercício de advocacia em setores regulados e em Economia Social e Direitos Humanos.

Foi sócia responsável da área de lnformation, Communications and Technology (ICT) da VdA até 2019.

Foi também, entre 2018 e 2023, sócia responsável pela área de Economia Social e Direitos Humanos da VdA, prestando assessoria jurídica e estratégica a várias fundações e associações com atividade em Portugal.

Nos últimos anos, Margarida Couto tem-se dedicado à área da sustentabilidade em geral e aos temas Environmental, Social and Governance (ESG) em particular, coordenando nomeadamente, o Programa Executivo ESG da VdA Academia, no qual também leciona.

Administradora não executiva dos CTT — Correios de Portugal, Margarida Couto preside a respetiva Comissão de Ética e integra a comissão de governo societário, bem como o comité de sustentabilidade da Sociedade. É ainda administradora não executiva da Luz Saúde.

Membro dos conselhos de curadores da Fundação EDP e da Fundação Santander, Margarida Couto integra o conselho nacional da Fundação Aga Khan, sendo ainda CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida.

Também é membro do conselho geral do Instituto Português de Corporate Governance, em representação dos CTT, e foi presidente do GRACE — Empresas Responsáveis entre 2018 e 2024.

Conselho de Curadores da UA

Na hora da saída de Ilídio Pinho e de Júlio Pedrosa do Conselho de Curadores da UA, cujo mandato, iniciado em 2014, terminou agora sem possibilidade de renovação, Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, agradece todo o trabalho desenvolvido.

“Expresso o meu sincero agradecimento pela dedicação e relevantes contributos prestados ao longo dos mandatos, bem como pela imparcialidade e competência demonstradas no desempenho das suas funções”, aponta Paulo Jorge Ferreira.

O Conselho de Curadores da UA, que é presidido atualmente por António Correia de Campos, tem por missão aprovar os estatutos da Universidade, proceder à homologação de deliberações do Conselho Geral, incluindo a designação e a destituição do Reitor, propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como autorizar operações de crédito e nomear e destituir o Conselho de Gestão